terça-feira, 27 de outubro de 2015

Benefícios Nutricionais das Frutas



Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é sinônimo e alimentação saudável. Essa informação é verídica, pois muitas vezes, diferentes cores podem significar diferentes tipos de nutrientes.

Podemos obter um pouco dessa variedade de nutrientes através das frutas. Temos como exemplo algumas frutas do nosso cotidiano:

Maçã: É fonte de vitamina A, B, E e C, potássio, ferro, cálcio, pectina e quercetina. A pectina é uma fibra encontrada na casca da maçã e desperta sensação de saciedade. O antioxidante quercetina ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Mamão: Possui vitamina A, C, cálcio, potássio, fibras e uma enzima chamada papaína. É excelente para ajudar a digestão, regulação intestinal e fortalecer o sistema imune.

Melancia: É fonte de betacaroteno, potássio e vitamina A e do complexo B, além de conter muita água. Fortalece o sistema imunológico, auxilia no trabalho dos rins e na eliminação de toxinas do organismo.

Morango: É composto de vitamina E e K, complexo B, silício, potássio, manganês e magnésio. Fortifica o sistema imunológico, neutraliza os radicais livres e ajuda no processo de cicatrização de feriadas.

Pera: Possui alto teor de fibras, vitaminas C, A e complexo B, potássio e cálcio. As fibras auxiliam na regulação intestinal e melhoram os níveis de colesterol.

Abacaxi: Possui grande quantidade de vitaminas C, B1, B2, B3, B9 e vitamina E. Além de magnésio, potássio, iodo, cobre manganês e fibras. Ajuda no bom funcionamento do coração, músculos, sistema nervoso e imunológico.

Banana: É fonte de potássio e de vitaminas do complexo B e C. Ajuda a regular a pressão arterial e libera triptofano, auxiliando na sensação de bem estar.

Goiaba: Rica em vitamina C, cálcio, potássio e fibras. Ajuda no fortalecimento dos ossos, renovação das células e controle da pressão arterial.

Laranja: Além de rica em vitamina C, é também composta de potássio, cálcio, ácido fólico, magnésio, fósforo e ferro. Ajuda a controlar a pressão sanguínea, regula o intestino, previne gripes e estimula o sistema circulatório.

Limão: Rico em vitamina C, antioxidantes, citratos e substâncias detergentes. Colabora na cicatrização de feridas, potencializa as defesas do organismo e é benéfico para o tratamento de hipertensão arterial.

Se adotarmos uma dieta com diferentes tipos de frutas teremos um organismo bem nutrido e um sistema imunológico fortalecido. Sempre que possível, coma a fruta com casca, assim terá mais fibra presente na dieta.  


Vale ressaltar que a fruta sempre será melhor opção do que o suco da mesma. Ao fazermos o suco perdemos muitos nutrientes.

Lembre-se: Alimentação variada é sinônimo de saúde!

Texto elaborado por: Juliana Granzotto de Vargas- CRN2 10867

Nutricionista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2011.

Pós graduada em nutrição clínica personalizada pelo Instituto de Pesquisa Gestão em Saúde (IPGS) em 2013.

Atualmente trabalha com consultório focando na área clínica e esportiva.

Realiza atendimento Home Care  e atua como Personal Diet.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br

Nenhum comentário: