terça-feira, 8 de novembro de 2016

Alimentação Saudável Para Quem Mora Sozinho



Muitas vezes você deve ficar na dúvida sobre o que comer e até mesmo o que comprar para deixar a sua alimentação mais saudável. 

Lembre-se, faça sempre uma lista antes de ir às compras para não comprar o desnecessário. Planejar o que gostaria de comer na próxima semana ajuda muito. Entre somente nos corredores onde irá comprar alguma coisa, evitando “passear” no local e com isso adquirir alimentos muitas vezes não muito saudáveis como biscoitos recheados, refrigerantes, bolos, doces, chocolates.

BEBIDAS

● Sucos (de preferência light)
● Água
● Água de coco

LEITES / IOGURTES

Dê preferência, pelo menos, ao leite semi desnatado. É saudável prevenir uma ingestão excessiva de gordura saturada (presente nos leites e derivados integrais), pois auxilia no aumento do colesterol.

Iogurtes: há uma grande variedade. A linha light também será bem vinda se estiver necessitando controlar seu peso e/ou seu colesterol.

FRIOS / QUEIJOS

Peito de peru e presunto magro
● Requeijão light
● Cream cheese light
● Creme de ricota e Cottage
● Queijo branco
● Mussarela de búfala

Dica: opte pelas porções menores, para não estragar com facilidade.

PÃES E BISCOITOS

Pão:
prefira sempre a linha integral, com fibras.

Biscoitos: prefira os integrais, cream cracker, água e sal, com gergelim.

Biscoitos embalados: Club Social®, TodaHora®, Salclic®

Dica: observe sempre a data de validade e cuidado com as porções. Cinco biscoitos cream cracker equivalem ao consumo de um pão francês.

FRUTAS

Prefira:
● pera
● maçã
● ameixa
● banana
● mamão
● abacaxi

Dica: escolha sempre frutas da estação, pois apresentam melhor qualidade e sabor. Atenção ao grau de maturidade para não estragarem com facilidade.

VERDURAS

Mix de legumes / Mix de folhas

Dica: prefira comprar as saladas já higienizadas, atualmente existem embalagens com saladas praticamente prontas para o consumo.


CONGELADOS

Massas:
prefira as que tenham molho vermelho ou molho branco light.

Há várias preparações balanceadas e com menos gordura atualmente. Exemplos: Filé de frango com molho branco light / Filé de frango com espinafre e ricota / Bife de peito de peru.

Dica: prefira as embalagens individuais

 
Legumes e acompanhamentos: brócolis, espinafre, cenoura baby, seleta de legumes, couve-flor, milho verde, ervilhas e vagem.

Dica: Estes legumes podem ser facilmente refogados, simplesmente em azeite, cebola, e se tiver alguma cozinheira, ela pode deixar a preparação pronta.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Alimentação saudável para quem mora sozinho. Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado: 03/11/2016.

Nenhum comentário: