segunda-feira, 3 de julho de 2017

Hortas Domésticas



Os brasileiros têm sofrido com as doenças crônicas, que são aquelas adquiridas muitas vezes por maus hábitos. Muitas dessas complicações, como hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer são decorrentes da má alimentação. Essas doenças, que antes eram mais comuns em pessoas idosas, agora acometem também os jovens e até as crianças. O Brasil está obeso, 23% da população, porque os brasileiros têm trocado a alimentação com base em alimentos in natura por comida processada, industrial. No cotidiano cada vez mais corrido, é mais fácil se alimentar de produtos prontos, industrializados, ultraprocessados. Entretanto, esse caminho mais fácil pode ter resultados irreversíveis para a saúde. 

Uma das opções para comer bem, consumir alimentos frescos e saudáveis é produzir o próprio alimento em hortas, que podem ser feitas em casa ou em apartamentos, no espaço que tiver. Comer alimentos in natura ou minimamente processados combate a desnutrição, a deficiência de micronutrientes e evita o sobrepeso e a obesidade. Os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração depois de deixar a natureza. É por isso que comer aquilo que se planta em casa é garantia de saúde.

Como Montar uma Horta em Casa?

● Divida a área em quadrados ou retângulos menores. Cada verdura, legume ou erva diferente deve ocupar um espaço;

● Se for fazer em vaso, monte-o em camadas de argila expandida ou areia de construção e terra adubada com composto orgânico;

● Escolha um lugar que receba luz;

● Regue a cada dois ou três dias. O sistema de gotejamento é o mais indicado;

● Controle as pragas. Observe diariamente as folhas para ver se não há pragas. Se a planta estiver contaminada, arranque as folhas doentes e pulverize com chá de fumo de corda, por exemplo;

● Faço rodízio no plantio. Não se cultiva a mesma espécie no mesmo lugar no plantio seguinte. É recomendado trocar a produção de folhosas por tubérculos ou leguminosas. Por exemplo: onde se plantou alface, da próxima vez, plante cenouras ou ervilhas. 



Quais Alimentos Cultivar e suas Categorias

Plantas pequenas: alface, beterraba, cebola, cenoura, espinafre, rabanete e salsa.

Plantas grandes: berinjela, brócolis, couve-flor, pimentas, repolho.

Plantas verticais: ervilha, feijão, pepino, tomate e vagem.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Horta em casa! Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 01/07/2017.

Produção em hortas domésticas é alternativa contra a má alimentação. Ministério da Saúde. Disponível em: www.blog.saude.gov.br Acessado em: 01/07/2017.

Nenhum comentário: