terça-feira, 11 de julho de 2017

Mangostin



Mangostin ou Mangostão é o fruto da Garcinia Mangostana, planta que cresce nas florestas tropicais da Índia, Malásia, Filipinas, Siri Lanka, Mianmar e Tailândia. O fruto é famoso pelo seu sabor marcante e é considerado o rei das frutas tropicais.

Durante séculos a casca e a polpa deste fruto vêm sendo utilizado no tratamento de diversas condições patológicas, principalmente no sudeste asiático. Nas últimas décadas foi verificado que o mangostin contém altos teores de polifenóis denominados xantonas, dentre 200 já identificadas mais de 60 foram encontradas distribuídas por todo o vegetal, fruto, raiz, caule e folhas.

Quanto a suas propriedades medicinais já foram reportadas ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana, bem como propriedade anti-inflamatória, anticancerígena e antialérgica, em geral derivadas da presença de xantonas.

Mediante ao seu potencial anti-inflamatório algumas pesquisas investigaram a possível relação entre o consumo de mangostão e a redução das complicações ocasionadas pela diabetes e obesidade. Foram encontrados alguns indícios favoráveis a esta aplicabilidade, no entanto os estudos ainda são incipientes.

Dentre as propriedades deste fruto destaca-se o alto potencial anticâncer. Diversos estudos in vitro tem demonstrado que as xantonas presentes neste fruto são capazes de atuar sobre diversos tipos de células cancerígenas. Sugere-se que as xantonas presentes neste fruto podem se tornar uma valiosa ferramenta terapêutica no combate ao câncer.

E fascinantemente diversos pesquisadores tem verificado que este fruto é capaz de inibir a multiplicação do vírus da AIDS e, portanto, pode vir a ser também um grande aliado no combate desta terrível doença.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Biazotto, FO. Explorando as frutas exóticas e seu potencial a saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais. Disponível em: www.grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 10/07/2017.

Nenhum comentário: