quinta-feira, 6 de julho de 2017

Semente de Abóbora



Benefícios em consumir a semente de abóbora: 

- Fornecem minerais como o fósforo, magnésio, manganês, ferro, cobre e zinco. 

- São uma boa fonte de vitamina K e B6.

- Fortalece o sistema imunológico porque é rica em ácidos graxos poli-insaturados, como ácido linoleico e linolênico, além das vitaminas E e A.

- Contém fitoesteróis que ajudam a baixar o colesterol.

- Melhora o trânsito intestinal porque é rica em fibras.

- Favorece a circulação sanguínea.

- Contém magnésio e triptofano, que são precursores dos hormônios serotonina e melatonina, elementos que ajudam a relaxar, a sentir boa disposição e auxiliam no combate à depressão.
- Contém um valor proteico considerável.

- São as sementes mais alcalinizantes, são anti-inflamatórias e antioxidantes, além de anti-hipertensivas e protegem o coração. 

- Tem efeito benéfico na saúde da próstata.

Como consumir e preparar a semente de abóbora:

Para preservar as gorduras saudáveis presentes nas sementes, as sementes de abóbora devem ser consumidas cruas. Se você optar por comprar as sementes a granel, certifique-se de elas estejam frescas – e não mofadas, estragadas ou velhas, indicando ranço ou a presença de microtoxinas fúngicas. As sementes de abóbora orgânicas são melhores, pois não estão contaminadas com pesticidas ou outros produtos químicos prejudiciais.

Se preferir comer as sementes torradas, faça você mesmo para que possa controlar a temperatura e o tempo de torrefação. As sementes de abóbora cruas podem ser torradas em fogo baixo no forno (não mais do que 75 graus Celsius), salpicadas com sal do Himalaia ou outro sal natural, por cerca de 15-20 minutos. 



Pode-se consumi-las:

·      Inteiras para comer de petiscos: Coloque 200g de sementes de abóbora em uma forma, salpique um pouquinho de sal e pedacinhos de alho e deixe assar até dourar. Guarde em um pote de vidro e consuma ao longo da semana.

·         Adicione as sementes de abóbora a um prato de verduras salteadas.

·         Polvilhe por cima da salada verde mista.

·         Moa as sementes de abóbora com alho fresco, salsa e folhas de coentro. Misture com azeite de oliva e suco de limão para um saboroso molho para saladas.

·         Adicione as sementes de abóbora picadas ao seu cereal da manhã.

·         Use como crosta:
Misture as sementes de abóbora com outras, como a de linhaça, gergelim e girassol, e colocá-las integralmente ou processadas em volta dos alimentos, que podem ser carnes vermelhas, frangos e peixes. Com uma textura mais fina, também é possível empanar estes alimentos.

·         Use como Pesto:

Pesto de semente de abóbora

– 1 xícara de sementes de abóbora
– 4 colheres (sopa) de azeite (ou mais)
– 1 xícara de manjericão fresco
– 1 colher (sopa) de sumo de limão
– 2 colheres (sopa) de água (ou mais)
– 1/2 dente de alho
– 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto

Torre as sementes de abóbora em uma frigideira até ficarem douradas. Depois, coloque-as no processador com os outros ingredientes. Pulse até triturar (depende da textura que desejar) e acrescente azeite de oliva até atingir a consistência desejada.
Quanto consumir

Pode-se consumir de 1 a 2 colheres de sopa de semente de abóbora por dia.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: