quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Buriti



Buriti também conhecido como caraná ou miritirana. Proveniente de uma das palmeiras mais abundantes no Brasil o buriti pode ser naturalmente encontrado na floresta Amazônica, pantanal, cerrado e especialmente no Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Apesar da ampla ocorrência a caraná é pouco empregada na culinária nacional. Recentemente este panorama vem se modificando e produtos como sucos, sorvetes, doces, óleo e mesmo a polpa, vem ganhando espaço no mercado nacional.

Dentre os compostos presentes neste fruto destacam-se os teores de carotenoides, especialmente o β-caroteno precursor da vitamina A, o tocoferol (vitamina E) e ácidos graxos. Medicinalmente o Buriti tem se demonstrado valioso, principalmente contra a incidência de patologias oculares.

O óleo da miritirana é popularmente utilizado no tratamento de queimaduras e abrazões. O potencial cicatrizante do óleo desta fruta foi investigado em ratos por um grupo pesquisadores do Rio Grande do Norte. Segundo a pesquisa o óleo de buriti promoveu aumento no percentual de células e fibras responsáveis pela formação de novo tecido. Além disso, quando testado in vitro proporcionou atividade antibacteriana de amplo espectro, foi capaz de inibir tanto bactérias gram positivas quanto gram negativas.  



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Biazotto, FO. Explorando as frutas exóticas e seu potencial a saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 24/08/2017.

Nenhum comentário: