segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Cebola



A cebola (Allium cepa L.) é um dos vegetais de maior consumo em todo o mundo, perdendo apenas para o tomate. Ingrediente indispensável na cozinha, à cebola apresenta ampla utilização culinária, compondo o tempero em numerosas receitas, mas principalmente em pratos populares como o arroz, feijão e saladas.

Sua produção anual alcança em torno de 66 milhões de toneladas. Esse vegetal é uma hortaliça bulbosa pertencente à família Alliacea e ao gênero Allium. Atualmente, o cultivo da cebola se dá em diversos países ao redor do mundo de diferentes condições climáticas e latitudes. Os principais produtores dessa bulbosa são a China, Estados Unidos e Índia, mas países como Paquistão e Turquia também são reconhecidos pelo cultivo desse vegetal.

Esse vegetal tornou-se a espécie mais estudada da família Allium nos últimos 10 anos, despertando também crescente interesse da indústria alimentícia, devido o teor dos compostos benéficos ao organismo humano.

Os componentes nutricionais e compostos bioativos presentes nas cebolas é variável por diversos fatores, tais como, a cultivar trabalhada, condição climática e agronômica durante o plantio, processamento submetido e período e condições de armazenamento.

De maneira geral, as cebolas apresentam em sua composição as lectinas (proteínas de maior concentração), prostaglandinas, frutanos, pectina, adenosina, vitaminas B1, B2, B6, C e E, biotina, ácido nicotínico, ácidos graxos, glicolípidios, fosfolipídios, aminoácidos essenciais, compostos sulfurosos e principalmente os compostos fenólicos.

Nas cebolas também estão presentes várias fitomoléculas ativas tais como os ácidos fenólicos, tiosulfinato, compostos organosulfurosos, antocianina mas principalmente os flavonoides.

O teor de flavonoides nos alimentos de consumo diário varia de acordo com a fonte consumida. Alimentos como cereais, leguminosas, grãos e nozes podem apresentar quantidades que variam entre 40-160 mg de flavonoides por quilo de alimento. Sendo a cebola a principal fonte desse composto atingindo valores de até 486 mg/kg de quercetina, principal flavonoide da dieta.

Os flavonoides são compostos de ocorrência vegetal não sintetizado pelo organismo humano. Essas substâncias apresentam elevada atividade antioxidante protegendo os tecidos do corpo contra a ação dos radicais livres. Estão relacionados também na redução da mortalidade por doenças coronarianas, por atuarem na diminuição da pressão sanguínea prevenindo assim problemas relacionados ao coração.

Além dos flavonoides encontrados na cebola, substâncias como os sulfetos alílicos, reduzem o colesterol e a pressão sanguínea melhorando o sistema imunológico e reduzindo o risco de câncer gástrico.

Intacta essa bulbosa não apresenta seu flavor peculiar, porém quando picamos, trituramos, fatiamos ou maceramos a ruptura das células desencadeiam uma sequência de reações que irão formar os compostos responsáveis pelo odor, sabor, lágrimas e principalmente os compostos benéficos à saúde, que são principalmente os compostos sulfurados, compostos que apresentam o elemento químico enxofre em sua estrutura. Apresenta também elevados teores de fósforo, o que beneficia o nosso sistema nervoso, sendo recomendado para pessoas com problemas de insônia e depressão. 



A inulina é uma fibra alimentar, presente em quantidades consideráveis nas cebolas. Essa substância bioativa apresenta fatores bifidogênicos, ou seja, propicia a proliferação de bactérias benéficas que auxiliam a imunidade, induzindo assim uma redução nos níveis de bactérias patogênicas no intestino, diminuindo os sintomas da constipação. Além desse benefício essa fibra a inulina apresenta proteção contra o entupimento das artérias, fator provocado pelo elevado índice de colesterol na corrente sanguínea.

É importante lembrar que os compostos bioativos presentes na cebola são sensíveis ao calor. A maior disponibilidade destas substâncias promotoras de saúde são perdidas durante processos térmicos como a fritura, torragem ou cozimento prolongado (maior que 20min a 100°C). Por essa, razão o ideal é consumi-la preferencialmente crua. Caso não seja possível, optar por preparações as quais o tempo de cozimento seja curto.

A recomendação de ingestão diária para que tenha os benefícios desejados é de pelo menos 50 gramas de cebola fresca.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Santana, ATMC. Cebola: condimentando sua saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 01/09/2017.

Nenhum comentário: