segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Flacidez



A flacidez é causada pela falta de fibras elásticas de sustentação da pele (colágeno e a elastina) e começa a ficar mais evidente a partir dos 35 – 40 anos. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, a pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez.

Por ser originada por um fator natural, todos estão predispostos, tanto homens como mulheres. No entanto, a flacidez é mais acentuada em mulheres devido a fatores hormonais, gravidez e amamentação. Outros fatores que fazem com que se acentuem a flacidez, em ambos os sexos, é o excesso de sol, o sedentarismo e o efeito sanfona - emagrecer e engordar alternadamente.

Exercícios físicos são fundamentais para enrijecer a musculatura e aumentar a circulação. A prática de esportes melhora o padrão muscular e beneficia os tecidos, a pele, intestinos e outros órgãos.

A alimentação é um importante fator que também deve ser levado em consideração para quem deseja prevenir e combater não só a flacidez, mas qualquer outro mal. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas e carnes magras devem ser priorizados, já alimentos como ricos em gordura, enlatados, refrigerantes, doces e industrializados em geral devem ser evitados.

Manter o peso também é essencial. Engordar e emagrecer torna a pele mais flácida.

Para estimular a produção de colágeno a alimentação deve ser rica em vitamina C (laranja, acerola, mexerica, goiaba, morango, caju) e líquidos, já que uma pele desidratada perde brilho e elasticidade. E em alimentos de origem animal, tais como carnes, frango, peixe e a gelatina. Estes contêm colágeno e proteínas, que ao serem digeridas fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos músculos e sustentação da pele.  



Alguns estudos sugerem que o consumo de colágeno possa manter o tônus muscular e a pele firme. Porém, ainda não existe um consenso se a ingestão desses suplementos realmente seja benéfica para atenuar a flacidez.

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: