sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Semente de Girassol



O girassol se apresenta entre os melhores óleos vegetais, considerando as características nutricionais. É rico em ácido linoleico, ômega 6 que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e colesterol. Trata-se de um alimento com alta função positiva para o funcionamento intestinal devido a presença das fibras e sua fonte de energia é proveniente da gordura presente no alimento.

Com alto valor nutricional e presença considerável de Vitamina E, o girassol tem função fisiológica, nesse caso auxilia no retardo do envelhecimento celular e fortalece o sistema imune do organismo. Pela presença desse antioxidante, o consumo de girassol contribui para que não haja propagação de cadeias induzidas pelos radicais livres, ou seja, não haja destruição de células saudáveis no organismo, e essas destruições são associadas a doenças como o câncer, artrite e catarata.

O consumo pode ser em forma de óleo ou semente, e uma das formas de aplicarmos a semente de Girassol é triturando, transformando-a em pó e consumindo como acompanhamento de saladas de frutas, vitaminas, sucos e até na própria refeição.

No entanto, o consumo deve ser regrado, pois trata-se de uma oleaginosa e possui alto valor calórico. O ideal é o consumo de aproximadamente uma colher de sopa por dia, tanto a farinha da semente quanto a própria semente, que pode ser usada como petisco no fim de tarde por exemplo; desde que não ultrapasse o recomendado de 25 gramas de consumo diário.

Em geral, o consumo da semente de girassol ou a farinha é favorável para uma alimentação balanceada e diversificada, e esse alimento torna-se uma opção saudável de complementação da dieta diante das características nutricionais que ele apresenta. 

Mesmo assim, a orientação do Nutricionista torna-se indispensável pois os resultados são particulares e somente o profissional poderá indicar o consumo adequado.  



Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo
Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)
Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP
Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget
Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

ALVES, Fernanda Vieira et al. Composição química e qualidade fisiológica de sementes de girassol de plantas submetidas à competição intraespecífica. Revista Brasileira de Sementes, [s.l.], v. 34, n. 3, p.457-465, 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222012000300013.

GOMES, Ana. Versatilidade a mesa. Disponível em: <http://equilibrionutricional.com.br/adm/uploads/videos/midia/videoMidia09-09-1316-08_129.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2017.

OLIVEIRA, Fabricia Nascimento. Avaliação do potencial fisiologico de sementes de girassol. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Fototecnia, Universidade Federal Rural do Semi-árido, Mossoró, 2011

Pereira DRM, Godoy MM, Sampaio CC, Silva TV, Felix MJD, Oliveira RLR. Uso do girassol (Helianthus annuus) na alimentação animal: Aspectos produtivos e nutricionais. Vet. e Zootec. 2016 jun.; 23(2): 174-183.

Nenhum comentário: