sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Distúrbios do Sono: Ronco, Insônia e Apneia Obstrutiva



Vivemos em uma sociedade agitada, estressada, sem tempo para nada e muitas vezes gostaríamos que o dia tivesse mais de 24 horas. Porém, os problemas do dia a dia aliados ao nosso estilo de vida influenciam diretamente a qualidade do nosso sono, implicando em alterações fisiológicas.

As queixas mais frequentes de distúrbios do sono são:

Insônia: Dificuldade para “pegar” no sono, mantê-lo durante a noite ou despertar antes do horário desejado. Durante o dia podem aparecer alguns sintomas como, fadiga, déficit de atenção, concentração e memória, baixa produção no trabalho / escola, distúrbios de humor e irritabilidade, dor de cabeça ou sintomas gastrintestinais. Estudos mostram que mais de 60% da população apresenta sintomas de insônia, levando a uma elevação da temperatura corporal, do ritmo cardíaco e dos hormônios como cortisol e adrenalina (estresse).

Ronco: ruído produzido durante o sono, em que há um relaxamento da musculatura das vias aéreas superiores. Fatores como dormir de barriga para baixo, fazer uso de bebida alcoólica ou a obesidade podem contribuir para uma inadequada passagem de ar.

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono: parar de respirar durante o sono várias vezes, devido a obstrução total ou parcial das vias áreas superiores. Esses episódios podem levar a hipóxia intermitente, severa fragmentação do sono, aumento da atividade inflamatória e pode agravar a obesidade.

Dicas Nutricionais

● Procure diminuir a ingestão de alimentos e bebidas a base de cafeína (café, refrigerantes, chá preto, mate e chocolate) no período do fim da tarde e noite, pois a cafeína é um estimulante e “desperta”.

● A camomila é um ótimo chá para tomar minutinhos antes de dormir, ela induz o sono através da ligação aos receptores benzodiazepínicos cerebrais.

● Aumente o consumo do triptofano, presente nas leguminosas (feijão, grão de bico e ervilha), leite, carnes magras e nozes, pois ele é um aminoácido essencial, precursor do neurotransmissor serotonina e possui papel importante no prolongamento do sono. 



● Procure diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, ela faz o sono ser interrompido muitas vezes durante a noite e piora quadros de apneia e ronco.

● A vitamina B6 auxilia na melhora do quadro de insônia. Aumente o consumo de peixes, aveia, leite e cereais de grãos integrais.

● É importante que se tenha uma ingestão adequada de magnésio, pois este mineral melhora a qualidade do sono, procure consumir nozes, frutas, amêndoas, vegetais verdes escuros e cereais integrais.

● A banana está sendo relacionada com a melhora da insônia, contem triptofano e magnésio aumentando a síntese de serotonina.

● Prefira refeições mais leves no jantar, não consuma muita gordura e não exagere nas proteínas, pois elas demoram mais para serem metabolizadas.

● Procure se exercitar para reduzir ou manter o peso. Além disso, alguns estudos mostram que a prática de atividade física no fim da tarde auxiliaria o sono. Apenas não pratique atividades físicas vigorosas a noite.

● Defina o horário para deitar-se e levantar-se, assim seu organismo se acostuma com o seu tempo de sono.


Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci



Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: