sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Bebidas Alcoólicas



Existem as bebidas alcoólicas fermentadas e as destiladas. As fermentadas são obtidas a partir da fermentação de açúcares, por ação de microrganismos chamados leveduras. Estas bebidas podem ser obtidas a partir de frutos, cereais, grãos, tubérculos e cactos. As destiladas são obtidas através da destilação das bebidas fermentadas, dando origem a bebidas com maior porcentagem de álcool como aguardente, uísque, gim, vodka, brandy, tequila e outras. A destilação é a retirada do álcool de um líquido de baixa concentração alcoólica, cujo objetivo é obtê-lo (álcool) em maior concentração.

Como cada grama de álcool fornece 7kcal, as bebidas alcoólicas  tem elevado teor calórico. Dessa forma, numa dieta de emagrecimento o consumo de bebidas deveria ser restrito. Além disso, quanto maior a quantidade de álcool ingerida maior são os prejuízos para a saúde. O excesso de álcool pode causar danos ao cérebro e ao fígado.

A ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Além disso, o álcool ao chegar ao cérebro torna a nossa capacidade de raciocínio, de controle emocional, de coordenação muscular, de reflexos e de visão prejudicados; perda de consciência e até a morte. E o consumo crônica de álcool pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesões nos rins, bexiga, próstata e câncer, piora da resposta imunológica e osteoporose entre outras.

Para amenizar alguns dos prejuízos causados pelo álcool, a pessoa deve beber comendo algum petisco. Os petiscos com carboidrato e/ou gordura retardam a absorção do álcool, por exemplo, torradinhas, castanhas e frutas secas. Evite apenas os petiscos muito salgados, pois aumentam a sede. Outra dica seria colocar gelo ou água no drink para diluí-lo ou intercalar bebidas não alcoólicas e alcoólicas. Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde é rapidamente absorvido. Isso faz com que o álcool entre gradualmente na corrente sanguínea e demore mais para chegar ao cérebro.

Caso a pessoa já esteja de ressaca, o ideal é ter uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Beba bastante líquidos na forma de água, água de coco e sucos de frutas naturais.

Valor calórico e teor alcoólica de algumas bebidas

Bebidas
Calorias em 100ml
Teor Alcoólico
Vinho branco doce
129
10 a 15, em média 12
Vinho branco seco
85
10 a 15, em média 12
Vinho tinto
72
10 a 15, em média 12
Cerveja
41
3 a 5
Licor
345
15 a 55, a maioria está entre 25 e 40
Rum
240
40 a 50
Whisky
240
40
Vodka
240
37,5
Conhaque
240
35,5

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: