segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Cascas das Frutas



O hábito de descartar as cascas das frutas e vegetais que comemos é muito comum. Ainda hoje crê-se que a polpa das frutas é a única parte aproveitável desses alimentos. Porém muitos dos compostos com atividade biológica se concentram em maiores quantidades nas partes externas desses alimentos, no caso a casca. Existem pesquisas que comprovam que a parte de diversos alimentos que muitos consideram ‘descartáveis’ pode apresentar composição nutritiva mais rica que a polpa, muitas vezes sendo importantes fontes de antioxidantes.

A romã é uma fruta com propriedades benéficas a saúde conhecida desde a antiguidade. Tanto a sua polpa como a semente apresentam diversas propriedades antioxidantes, mas é na casca da romã que se encontra as maiores quantidades destes compostos. Esses antioxidantes atuam no controle aos radicais livres, famosos por causarem envelhecimento precoce, flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade, rugas, etc. A ingestão da casca de romã também atua aumentando o fator de proteção do filtro solar na pele, pois o ácido elágico (um dos compostos antioxidantes mais poderosos dessa fruta) potencializa a proteção das células contra a ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas na pele causadas pelo sol.

O chá da casca também é popularmente utilizado contra infecções de garganta, já que os compostos fenólicos (antioxidantes responsáveis por preservar as estruturas biológicas da planta) encontrados principalmente nas cascas e sementes da fruta têm propriedades anti-inflamatórias capazes de aderir à mucosa, protegendo-a e aliviando as dores. Outro composto presente na romã que atua na prevenção dessas infecções são os taninos, por apresentarem forte ação adstringente que diminui a secreção da mucosa. Por estes mesmos motivos, a fruta também é empregada no combate a diarreias e disenterias.

A maçã é outro fruto que pode ser utilizado como exemplo. Além de ser um alimento que oferece poucas calorias, a maçã apresenta teores consideráveis de fibras e substâncias antioxidantes, que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças. Mas é importante dizer que os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas.

A promoção à saúde proporcionada pelo consumo da maçã está principalmente na redução do colesterol, alvo de muitas pesquisas, onde são atribuídos aos seus componentes presentes, como as fibras, vitamina C e compostos fenólicos, os quais vão agir em conjunto, exercendo ações positivas para aqueles que consomem a fruta regularmente, e seguem um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada e variada, principalmente, em relação a frutas, legumes e hortaliças.

O abacaxi é fruta tropical atrativa, amplamente consumida em sua forma in natura e na composição de várias receitas culinárias. Além das propriedades sensoriais esse fruto apresenta elevados teores de vitamina C, importante na prevenção de algumas doenças como o escorbuto além de auxiliar na absorção de ferro pelo corpo, auxilia na digestão dos alimentos devido à presença da enzima bromelina que atua na hidrólise das proteínas, além de apresentar teores consideráveis de fibras. Porém o suco feito com a casca desse alimento, além de carrear (levar) as propriedades do fruto, apresentará um teor de fibras mais elevado que o encontrado naquele feito apenas com a polpa.

Lembrando que as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino, promovendo uma maior motilidade na região, prevenindo a constipação intestinal e algumas doenças até mesmo o câncer, também reduz os níveis glicêmicos e de colesterol sanguíneo, ou seja, um aliado importante no bom funcionamento do corpo.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Santana, ATMC. Coma cascas de frutas em pró da saúde. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 18/11/2017

Nenhum comentário: