quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Alterações e Dicas Nutricionais Para Idosos



Até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais chegará a 2 bilhões, mais que o dobro dos 900 milhões de indivíduos nesta faixa etária registrados em 2015. Os idosos representarão um quinto da população do planeta.

A maioria dos idosos conserva os hábitos de alimentação formados quando ainda eram mais jovens. Entretanto, muitas pessoas nessa faixa etária correm o risco de desnutrição por vários motivos. Falta de informação sobre uma nutrição adequada, limitações financeiras, incapacidade física, que interferem com a compra e preparo dos alimentos, isolamento social, anorexia (falta de apetite), má-absorção provocada por doença gastrointestinal, alcoolismo que afeta o estado nutricional quando alimentos nutritivos são substituídos por álcool. O uso a longo prazo de certas drogas terapêuticas que interferem com a absorção e o metabolismo de nutrientes, pode também causar desnutrição nos idosos.

Alteração dentária

A mudança bucal influencia muito, como a perda de dentes, por exemplo. Uma refeição mais consistente pode se tornar complicada. Muitos idosos têm anemia porque nessa altura da vida se perde bastante o fator que produz a vitamina B12 (encontrada especialmente em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite). As pessoas acreditam que a anemia em um idoso ocorre por falta do ferro, mas a terceira idade precisa muito desse tipo de alimento para não ter deficiência dessa vitamina).

Paladar

A mudança no paladar pode levar ao exagero de sal e açúcar. O idoso muitas vezes acha a comida insossa ou menos doce e pede para adicionar mais sal e açúcar. É preciso ter cuidado porque isso acontece devido à perda de parte da capacidade das papilas gustativas. Vale lembrar também aos familiares e cuidadores que é preciso ter paciência, pois se trata de uma condição que o adulto de meia idade muitas vezes desconhece. Ele precisa se inteirar sobre o assunto e transmitir essa informação. Quando houver a demanda por muito sal, por exemplo, o ideal é fazer o uso de temperos naturais, que ajudam a saborizar a refeição.

Absorção de nutrientes

A absorção de nutrientes e desidratação são outros fatores complicados na terceira idade. O idoso, na maioria dos casos, perde a sede. Muitas vezes temos até que prescrever água, pois ele só a bebe na hora de tomar o remédio. Eles desidratam muito rápido e é preciso tomar cuidado. E como a absorção de nutrientes é menor nesta fase da vida, é necessário que o idoso coma mais vezes ao dia, em menores porções. Outra necessidade é o banho de sol. As pessoas acreditam que só bebês precisam dele, mas o idoso precisa do sol para absorver melhor o cálcio, por exemplo.

Deve-se dar ênfase ao consumo de um número de alimentos variados de todos os grupos alimentares: carboidratos (pão, arroz, batata e massas) que fornecem energia; proteínas (carnes, leite e derivados, ovos e feijões), que são responsáveis pela construção de novas células, enzimas, hormônios e etc. e vitaminas e minerais, presentes nos vegetais e frutas.

Se a mastigação for um problema, devem ser introduzidos alimentos nutritivos mais moles e cortados em pedaços menores.

Dicas Nutricionais

● Consuma frutas moles, como mamão, pera, melancia, banana, suco de frutas variadas e também verduras e legumes, cozidos e cortados em pedaços pequenos. Essas são as principais fontes de vitaminas e minerais do organismo, necessárias para diversas funções;

● Tome bastante líquidos, já que o envelhecimento leva a desidratação dos tecidos do corpo;

● Consuma alimentos fontes de vitamina C (laranja, acerola, tomate, limão), pois melhoram o sistema de defesa do organismo, prevenindo de gripes e resfriados;

● Consuma alimentos fontes de vitamina E, que possuem características antioxidantes e combatem os radicais livres, amenizando o processo de envelhecimento. São fontes dessa vitamina: gérmen de trigo, óleos de soja, de algodão, de milho, de girassol, vegetais folhosos e legumes;

● Consuma alimentos fontes de bioflavonoides, que são antioxidantes e inibem os hormônios que provocam o câncer. São encontrados na maioria das frutas frescas e verduras, que podem ser consumidos em forma de sucos;

● Consuma alimentos fontes de cálcio, que são importantes para manter a saúde dos ossos. Os alimentos fonte são leite, queijos e derivados.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Bertolucci, P. Idosos. Disponível em: www.partriciabertolucci.com.br Acessado em: 27/12/2017.

OMS cobra melhorias no atendimento aos idosos. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br Acessado em: 27/12/2017.

Conheça os fatores que influenciam a alimentação de pessoas com mais de 60 anos. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br Acessado em: 27/12/2017.

Nenhum comentário: