terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Como Aproveitar Melhor o Ferro



Você sabia que existem dois tipos de ferro nos alimentos? O ferro heme vem dos alimentos de origem animal como carnes, por exemplo. E o ferro não-heme, dos vegetais.

As carnes são as principais fontes de ferro da alimentação. Contribuem para a formação das células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia. Como fonte de proteína, o consumo de carne é essencial para o crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral e, por isso, é tão importante na fase de crescimento infantil. Estima-se que o maior aproveitamento do ferro nos alimentos de origem animal acontece graças à vitamina A e o betacaroteno, que formam um complexo com o ferro, protegendo-o de outros nutrientes que podem atrapalhar sua absorção.

Já o ferro não-heme está presente nos alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde escuros. Entretanto, o ferro não-heme tem menor biodisponibilidade, isto é, o organismo apresenta baixo aproveitamento deste nutriente. Uma dica importante é combinar o ferro não-heme com os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, por exemplo. Em dietas vegetarianas, a vitamina é o principal ajudante na absorção do ferro, por isso seu consumo deve ser incentivado para que o organismo consiga aproveitar melhor o nutriente.

Mas, você sabia que alguns nutrientes atrapalham a absorção de ferro não-heme? O fitato é um deles. Ele está presente principalmente nos cereais integrais, no feijão e na soja. O modo de preparo/processamento dos alimentos ajuda a remover ou diminuir a quantidade do fitato, como aquecimento, germinação, fermentação, “deixar de molho” e trituração. Em refeições ricas em fitato, recomenda-se a ingestão de vitamina C, que compensaria o efeito negativo deste nutriente.

Se você já colocou um prego, por exemplo, para cozinhar com os alimentos na esperança de aumentar a quantidade de ferro da alimentação do seu filho, pare já com isso. O ferro presente nesses objetos não é absorvido pelo nosso organismo, por isso é necessário oferecer uma alimentação rica nesse nutriente.

Outro mito muito comum é tomar suco de beterraba na tentativa de aumentar o consumo de ferro. O vegetal é rico em vários nutrientes, como o ácido fólico, por exemplo, importante para a formação dos bebês, porém ele não tem grandes quantidades de ferro.

O ferro proveniente da carne bovina é o que possui melhor aproveitamento pelo organismo, seguido pelo frango, peixes e leguminosas (feijão, lentilha e ervilha). Sempre escolha alimentos com melhor biodisponibilidade de ferro. Invista numa alimentação variada e colorida.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Como aproveitar melhor o ferro na alimentação. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 22/12/2017.

Nenhum comentário: