quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Crianças e Ceia de Natal



Crianças até seis meses devem receber leite materno exclusivo, e não se fala mais nisso. Já para as crianças de 6 meses até 1 ano, é possível criar papinhas usando ingredientes típicos dessa época. Atenção apenas com os temperos.

É melhor usar as carnes sem gorduras e antes de estarem finalizadas para os adultos. E por conta das alergias alimentares, prefira deixar de lado as oleaginosas, o bacalhau e os frutos do mar para depois de um ano. O arroz com frutas cristalizadas é nutritivo, fonte de carboidrato e geralmente cai no gosto dos bebês. Priorize as frutas da época, como o damasco, ameixa e a uva. Aproveite o Natal para apresentar novidades que aparecem na mesa da ceia.

Para as crianças de 1 a 2 anos, você já pode introduzir as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Elas são ricas em vitamina E, gordura boa, minerais como selênio, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, e garantem uma boa dose de energia. Importante: apenas ofereça se a criança não tiver nenhum histórico de alergia, e cuidado redobrado com os engasgos. As frutas secas também são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

A partir dos dois anos, a criança já pode comer de tudo, mas lembre-se de montar um prato equilibrado, com todos os grupos alimentares. Evite sobremesas muito elaboradas, pois são ricas em açúcar e gordura. Carnes cruas ou mal passadas, assim como a maionese caseira, não devem fazer parte do cardápio, pois são fontes de contaminação alimentar.

Veja um exemplo de refeição para criança no Natal: Preencha o prato com uma fonte de carboidrato, como arroz, batata, farofa, mandioca; uma fonte de legumes, como cenoura, chuchu, abobrinha ou um pouco de salpicão (com cenoura e salsão); uma fonte de verduras, como folhas verdes; uma fonte de proteína, como peru, chester, lombo; uma fonte de leguminosa, como lentilha. De sobremesa, uma fruta ou uma porção pequena de outros doces, se a criança for maior do que 2 anos.

Lembre-se: crianças sentem fome e, se permanecerem nesta situação por muito tempo, podem ficar irritadas e acabar com a harmonia da reunião familiar. Portanto, planeje os horários das refeições para que elas não fiquem muito tempo sem comer. Esperar pela ceia à meia noite é para adulto, e mesmo assim, não é regra.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Crianças e ceia de natal: um desafio em dose dupla. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 18/12/2017.

Nenhum comentário: