domingo, 31 de dezembro de 2017

Os Benefícios das Fibras e Prebióticos



As fibras e os prebióticos são utilizados para auxiliar na saúde da flora intestinal humana e de animais. Através da fermentação ocorrida no cólon (parte superior do intestino), estes alimentos ou aditivos selecionam e promovem o crescimento das bactérias anaeróbias (probióticos) que habitam a microbiota intestinal humana. Esses compostos são encontrados em frutas, legumes e verduras e por apresentarem benefícios ao organismo ao serem ingeridos, podem ser considerados alimentos funcionais. Estes alimentos fazem parte de uma dieta saudável, possibilitando a prevenção e o tratamento de inúmeras complicações e doenças. Entre as enfermidades tratadas e que podem ser evitadas com o consumo de fibras e prebióticos estão: obesidade, diverticulite, hipertensão arterial, colesterol LDL, diabetes, constipação intestinal, câncer, detoxicação (limpeza de toxinas), aumento da absorção de minerais e imunomodulação (aumento da imunidade).

As fibras e os prebióticos são potencialmente utilizados na indústria alimentícia, podendo servir como substitutos em alimentos gordurosos, fornecendo ao alimento baixo teor calórico.As fibras solúveis (viscosas) possuem potencial para reter água. Assim ao serem ingeridas elas aumentam de tamanho no estômago auxiliando na sensação de saciedade, permitindo que o indivíduo sinta menos fome, coma menos, e consequentemente emagreça (quando consumidas diariamente na dieta).

Já as fibras insolúveis são fermentadas pelos micro-organismos presentes em nosso organismo, os chamados probióticos, auxiliam na manutenção da saúde da flora intestinal.
Donatto et al., 2006 cita uma segunda divisão das fibras em três tipos, sendo estas:

Dietética: compostas por carboidratos não digeríveis e lignina, estas são intrínsecas e intactas em plantas;

Funcional: compostas por carboidratos não digeríveis isolados que promovem benefício fisiológico;

Totais: estas são compostas pela união das fibras dietética e funcional e estão contidas nos alimentos. 

No caso das fibras é aconselhado que os alimentos sejam consumidos in natura, isto é sem coar sucos ou retirar o bagaço e caule dos vegetais, pois desta forma aproveita-se todo seu potencial benéfico.

A recomendação diária de fibras são 40 g. Efeitos adversos provenientes de seu consumo inadequado ou exagerado são: flatulências, diarreia, estufamento e intestino preso (isso no caso do indivíduo que toma pouca água).

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Anderson, J. W.; Baird, P.; Davis jr, R. H.; Ferreri, S.; Knudtson, M.; Koraym, A.; Waters, V.; Williams, C. L. Health benefits of dietary fiber. Nutrition Reviews 2009; v.67, n.4, p:188-205.

Cardoso, GA. Os benefícios das fibras e prebióticos. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 18/12/2017.

DONATTO, F.F.; PALLANCH, A.; CAVAGLIERI, C.R. Fibras Dietéticas: efeitos terapêuticos e no exercício. Rev. Saúde 2006, v.8, n.20, p:65-71.

Nenhum comentário: