quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Chá Gelado



Chá gelado: por que tomar? Agora para o verão o chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética. O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas na água quente. O chá gelado é o chá consumido em temperatura baixa.

Os chás possuem polifenóis, são as substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e que possuem propriedades anticâncer e antidiabéticas destes alimentos. A melhor opção seria fazer a bebida em casa, pois em casa, com folhas secas, as propriedades das plantas são preservadas.

Para preparar seu chá: coloque a água para ferver e antes de surgirem as primeiras bolhas apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas em 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe e coe. O chá pode ser bebido na hora ou gelado até 24 horas após o preparo.

O ideal é não adoçar, mas se não conseguir ingerir puro adicione 1 colher de chá de mel para 1 xícara. A canela em pau ou o gengibre podem ser utilizados para modificar o sabor. Ambos precisam ir junto na água durante a fervura. 

Apesar das afirmações de benefícios à saúde, o chá também pode surtir efeito contrário. Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, o chá pode causar prejuízos à saúde. O chá possui naturalmente fluoretos, cafeína e oxalatos, que podem causar osteoporose, artrite, câncer, doenças do sono e doenças renais, se ingeridos em quantidades abusivas.

Os chás podem ser ótimos aliados para quem quer perder peso. Além disso, oferecem diversos benefícios à saúde, proporcionando um bom funcionamento do organismo. Tudo vai depender dos ingredientes utilizados no preparo e da forma como eles são feitos.

Chá de abacaxi: Ajuda na digestão e diminui a retenção de líquidos. O chá deve ser feito com a casca do abacaxi, fervida em 1 litro de água. Podem ser acrescentados também outros ingredientes que potencializam o resultado, como hortelã e canela em pau.

Chá de amora: Feito com 3 a 5 folhas de amora em 1 litro de água fervente, esse chá pode ser consumido ao longo do dia e elimina até 1,5 kg em uma semana. Como as folhas têm fibras e leveduras, elas facilitam a digestão e melhoram o funcionamento do intestino.

Chá de cavalinha: Diurético, auxilia no emagrecimento e diminui o inchaço do corpo. A mistura ideal leva 250 ml de chá de cavalinha, 1 rodela de abacaxi e folhas de hortelã, tudo batido no liquidificador. Esses ingredientes são estimulantes da digestão.

Chá de dente-de-leão: Ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando as gordurinhas. Deve ser preparado com a erva seca, por três minutos em infusão na água quente e não fervida. O ideal é tomar até 5 xícaras por dia. Para tirar o sabor amargo da erva, acrescente canela, gengibre, limão, hortelã ou abacaxi.

Chá de gengibre: Se consumido antes de dormir, pode ajudar a emagrecer durante o sono, já que o gengibre é termogênico e acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura. Uma das formas de preparar é esquentar 1 xícara de água com 4 rodelas de gengibre ralado e desligar antes de levantar fervura

Chá de hibisco: Feito com a planta seca, tem ação diurética, digestiva, laxante, antioxidante, termogênica e acelera o metabolismo. O preparo deve ser com 1 litro de água fervida para 2 colheres de sopa de hibisco quente. 




Texto elaborado por: Dra. Paula C. F. Stempniewski – CRN3. 28748

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo;

Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN);

Atua com reeducação alimentar, perda de peso, vegetarianismo e veganismo, com ênfase na culinária vegana;

Coaching nutricional e alimentar, com foco na parte emocional dos pacientes.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: