quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Dietas Restritivas



A vontade de emagrecer rápido faz com que as pessoas optem pelos mais variados tipos de dietas milagrosas. A dieta restritiva acaba sendo uma alternativa, mas não é uma opção saudável e recomendável. Esta dieta se limita a deixar de consumir um grupo ou só um tipo de nutriente – como os carboidratos, proteínas, entre outros -, e cada um deles tem um papel importante para gerar energia necessária diária ao corpo.

A eliminação de peso rápida prometida não representa necessariamente uma redução de gordura corporal. Como ocorrem alterações na alimentação, a perda de água e da massa muscular são consequências desta dieta. A dieta restritiva é desaconselhável, uma vez que a alimentação balanceada não estará em vigor.

Essa forma de perder peso pode oferecer riscos e também consequências negativas à saúde, além de ser difícil de manter por longos períodos. Alguns sintomas podem aparecer como a fraqueza, tonturas, dores de cabeça, cansaço, mau humor, indisposição, dificuldade de concentração, hipoglicemia (redução nos níveis de açúcar no sangue) e até desmaios. Além disso, essas dietas sobrecarregam órgãos como o fígado e os rins, o que pode acarretar em carência nutricional e a predisposição à anemia.

Uma dieta restrita em calorias, por exemplo, influência no metabolismo. O corpo sente necessidade de economizar energia e tende a diminuir o gasto. Com isso o reganho de peso após o término da dieta é favorecido. Para emagrecer com saúde, é essencial o consumo de todos os grupos de alimentos, em quantidades adequadas.

A quantidade necessária de calorias das refeições varia conforme a necessidade de cada pessoa. Consideram-se fatores como o gasto energético diário, prática de atividade física, percentual de gordura corporal e massa magra.

Portanto ao buscar o emagrecimento sem comprometer a saúde é preciso, antes de tudo, promover mudanças dos hábitos e no comportamento alimentar. Acompanhamento e orientação nutricional são importantes, além da prática de atividade física.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Perim, R. Os riscos que a dieta restritiva pode trazer a saúde. Hospital do Coração. Disponível em: www.hcor.com.br Acessado em: 10/01/2018.

Nenhum comentário: