terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ganho de Peso com Atividade Física



Muitos acabam ganhando peso, mesmo com a prática regular de atividade física. Isso pode acontecer, pois o peso é uma somatória de valores referente aos músculos, a gordura, os ossos, a água e a outros líquidos corporais.

Muitos esportistas têm a esperança de perder aqueles quilinhos extras durante o treinamento, mas são surpreendidos com o ganho ou a manutenção do peso.

O peso extra perdido, traduzidos em perda de gordura, acontece sim. Mas, com a prática regular, o ponteiro da balança pode voltar a subir. Preste atenção para que este aumento de peso seja referente ao aumento da quantidade de músculo ou estoque de carboidrato para o gasto energético.

Veja como isso pode acontecer:

Ganho de músculos

E isso é normal, pois com a hipertrofia, isto é, o aumento da quantidade de músculo, que é mais pesado que a gordura, este aumento de peso se torna saudável. O treino faz ganhar mais massa muscular, que é mais pesada que a gordura. A boa notícia é que mesmo que essa situação reflita a um ganho de peso total, o percentual de gordura diminui e o seu corpo está mais fortalecido.

Mais energia na forma de carboidrato

Outro ponto que influencia na mudança no ponteiro da balança é que o seu corpo está aprendendo a armazenar carboidrato como combustível, para que você possa fazer corridas mais longas, por exemplo. Esse estoque é importante para ter energia, mas você acaba ganhando alguns quilos extras neste processo.

O ganho de peso também pode ser decorrente de outras situações, mesmo para quem pratica exercício físico regular. Fuja das situações citadas abaixo:

Mudança na alimentação

Preste atenção se você não aumentou a ingestão de calorias sem perceber. Tenha em mente que a pratica exercício físico não lhe dá liberdade para comer o que você quiser. O princípio básico para a perda de peso ainda se aplica: você deve queimar mais calorias do que consome. Para ajudar nesta tarefa, certifique-se de ter na cozinha alimentos saudáveis. Assim, quando vier aquela fome incontrolável depois do treino, você terá por perto alimentos nutritivos e sem calorias vazias.

Exagero no consumo de isotônico

Bebidas calóricas também podem ser um problema. Você se dedicar a treinos mais longos não quer dizer que precise tomar constantemente as bebidas esportivas. Embora seja importante repor os eletrólitos durante as corridas demoradas,não precisa necessariamente vir acompanhado de açúcares. Repositores com carboidratos (açúcares) devem ser usados apenas se a corrida superar 2 horas de duração. Não é por acaso que os maratonistas de elite, que completam a prova dentro deste tempo, ingerem, basicamente, água durante o percurso. Ela também é uma excelente pedida para ficar bem hidratado. É fundamental o acompanhamento de um nutricionista para individualizar sua alimentação de acordo com o seu treino.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Sim, ganho de peso com atividade física. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 13/01/2018.

Nenhum comentário: