terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Nutrientes da Gestação



Ela dura, em média, 40 semanas, divididas em 3 trimestres. No primeiro trimestre (12 semanas) a velocidade de crescimento do feto é mais lenta e ele pesa cerca de 300g; no segundo trimestre (13 a 27 semanas) a velocidade de crescimento se acelera e o feto chega a 1 kg e no terceiro e último trimestre (acima de 28 semanas) a velocidade de crescimento chega ao seu máximo e o bebê chega aos 3 kg, aproximadamente.

Para que isso ocorra, o volume sanguíneo aumenta, bem como os depósitos de gordura e as mamas. A mulher ganha, em média, de 11,5 a 16 kg (dependendo do seu peso pré-gestacional). Dito isso, fica claro que uma dieta equilibrada é vital para a saúde do feto e da mãe. A seguir, algumas vitaminas e minerais importantes nesse processo:

Ácido fólico: essa vitamina está ligada à produção de DNA e RNA e sua deficiência pode causar diversas complicações, incluindo malformação fetal. É possível encontrar ácido fólico em alimentos como fígado, ovo, feijões, vegetais verde-escuros, laranja e beterraba. Normalmente, os obstetras indicam suplementação.

Vitamina B6: ajuda na produção de aminoácidos (proteínas) e com a redução de náuseas e vômitos. Está presente em cereais fortificados, fígado e carnes.

Vitamina C: o consumo diário de frutas e vegetais garante boas doses dessa vitamina, que está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico, além de ter potencial antioxidante.

Vitamina A: participa do processo de crescimento e desenvolvimento e somente o consumo de alimentos ricos em vitamina A é suficiente para suprir as necessidades. São eles: leite, queijos, fígado, ovo, vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros. 



Vitamina D: a falta dessa vitamina pode causar problemas na calcificação dos ossos e na formação dos dentes. A exposição regular ao sol (no inicio da manhã, durante 30 minutos) garante a obtenção dessa vitamina.

Cálcio: ajuda na formação óssea e é importante para o período de lactação. Gestantes multíparas com baixa ingestão de cálcio podem desenvolver osteomalácia clínica e dar à luz a bebês com menor densidade óssea. Leite, queijo, iogurte, brócolis, espinafre e soja são fontes desse mineral.

Ferro: componente da hemoglobina, que confere cor ao sangue, tem a função de transportar o oxigênio pelo corpo. Esse mineral é encontrado nas carnes, feijões e folhas verde-escuras (exceto espinafre), além, da suplementação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as gestantes recebem suplementação no último trimestre de gravidez como medida profilática à mobilização dos depósitos de ferro. A quantidade máxima tolerada é de 45mg/dia.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Nutrientes da Gestação. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 06/02/2018.

Vitolo, MR. Aleitamento Materno e Alimentação da Nutriz.  Nutrição: da Gestação a Adolescência.  Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2003; p. 32-41.

Nenhum comentário: