terça-feira, 20 de março de 2018

Alergia ao Ovo


A alergia ao ovo é uma reação alérgica do organismo em relação a uma proteína presente na clara do ovo. Os principais causadores da alergia ao ovo estão na clara, são eles: ovoalbumina, ovomucoide e conalbumina.

A alergia ao ovo tem início geralmente na infância, logo nas primeiras vezes que o alimento é oferecido. Alguns dos motivos que podem levar o indivíduo a desenvolver alergia alimentar são: herança genética, idade, hábitos alimentares, hereditariedade, exposição ao alimento, permeabilidade gastrointestinal e fatores ambientais.

Seus sintomas começam a aparecer de trinta minutos a uma hora após a ingestão e podem ser bem diversificados, sendo os mais comuns:

● Na pele: placas vermelhas e coceira;
● Falta de ar;
● Tontura;
● Alterações dos vasos sanguíneos;
● Edema de mucosas (lábios, pálpebras e glote).

Os sintomas ainda podem levar a uma queda rápida da pressão arterial, constrição dos brônquios pulmonares e choque anafilático.

O tratamento baseia-se, principalmente, na exclusão do alimento (ovo), seja isoladamente ou em preparações culinárias.

Para o diagnóstico da alergia ao ovo o histórico é fundamental. A partir dele o médico alergista poderá propor testes/exames laboratoriais (pesquisa de IgE específica para ovo) e/ou provocação oral.

Evitar os alimentos que contenham ovo ou qualquer destes ingredientes: albumina, lisozima, maionese, merengue, ovoalbumina, conalbumina, flavoproteína, fosvitina, ovoglobolina, sólidos de ovos, ovotransferrina, globulina, ovomucina, plasma, lipoproteína de baixa densidade, etc...

O ovo pode ser encontrado nos seguintes produtos: macarrão, marshmallow, marzipan, bolos, pães, gemadas, biscoitos, bolachas, etc.

Indivíduos com alergia ao ovo também devem evitar ovos de pato, peru, ganso, codorna, etc..., pois estes são conhecidos por terem reação cruzada com ovo de galinha.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Alergia ao ovo. Manual de orientação de cardápios especiais. Governo do Estado de São Paulo, 2015.

Nenhum comentário: