quinta-feira, 15 de março de 2018

Cuidados Nutricionais no Pré Operatório da Cirurgia Plástica


A preocupação com a estética tem tomado enormes proporções em todo o mundo. Os procedimentos estéticos se tornaram muito populares, nos últimos tempos. Estatisticamente falando, em 2016, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, em procedimentos estéticos e cirurgia plástica. 

A realização das cirurgias plásticas pode ser limitada pela morbimortalidade do procedimento. A agressão cirúrgica pode levar a distúrbios mediados pela adaptação à nova condição estabelecida e em resposta ao trauma cirúrgico gerado.  

 Para reestabelecer o equilíbrio o organismo precisa de uma boa nutrição. A deficiência nutricional pode dificultar a cicatrização pela depressão do sistema imunológico e diminuir a qualidade e a reparação do tecido, pois a cicatrização da ferida é um processo complexo e que requer muitos nutrientes. Se o nutriente e o oxigênio não chegarem à ferida, por exemplo, a cicatrização atrasará ou não acontecerá.  

 A cicatrização do tecido é dividida em três fases: 

● Inflamatória: acontece em até 3 dias.  
● Proliferativa ou regenerativa: acontece de 3 a 21 dias.
● Remodelação ou maturação: predomina a partir de 21 dias da lesão e pode durar de 7 dias a 1 ano.  

Quais cuidados nutricionais devem-se ter no pré-operatório de cirurgias plásticas? 

Primeiramente deve-se saber qual o tipo de cirurgia a ser realizada. Em casos de lipoaspiração, abdominoplastia ou prótese mamária, por exemplo, há a necessidade de um acompanhamento nutricional associado à prática de atividade física para a perda de peso, caso seja necessário. Além disso, é importante para a melhoria da atividade intestinal, aporte ao sistema imunológico, correção de deficiências nutricionais, auxílio na prevenção de infecções da ferida operatória e bem estar geral.  

No período de 7 dias antes da cirurgia deve-se verificar se há o uso de suplementos que interferem no fluxo e na coagulação sanguínea, como: vitamina E, Ginko biloba, Arnica, Ginseng, ômega-3, óleo de alho, óleo de linhaça, gengibre. Evite também o álcool, vitamina C (acima de 1g) e fumo.  

Nesse período (de 7 dias antes) a dieta deve ser equilibrada nutricionalmente e com nutrientes para a imunidade, deve conter proteínas de alto valor biológico e adequada às necessidades nutricionais do paciente. Confira alguns nutrientes importantes:

● Glutamina: diminui as complicações infecciosas, modula e preserva a função intestinal, serve de nutrientes para as células do sistema imunológico envolvidas na reparação das feridas.  

● Arginina: precursora da ornitina, a qual é importante para a produção de óxido nítrico. O óxido nítrico atua na diferenciação celular, acelerando a cicatrização de feridas por meio do aumento da deposição de colágeno em feridas. Fontes: amêndoa, lentilha, castanha-do-Brasil, nozes, avelã, aveia. 

● Vitamina C: essencial na síntese de colágeno para a cicatrização de ferida e deve ser usada em doses adequadas. Fontes: acerola, goiaba, kiwi, brócolis, pimentões, laranja, limão.  

● Vitamina A: aumenta o número de células imunológicas no local da ferida no início da fase inflamatória, facilitando a diferenciação de células epiteliais e auxiliando na cicatrização das feridas. Fontes: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi (orgânico), manteiga, ovo de galinha (inteiro). 

● Zinco: Em doses adequadas é cofator para enzimas antioxidantes, está relacionado à síntese proteica, replicação e imunidade celular e formação do colágeno, além de ser antibacteriano. Fontes: ostras, levedura, semente de abóbora (inteira assada), carne vermelha, castanha de caju, amendoim, amêndoa, nozes.  

● Ferro: devem-se avaliar os exames laboratoriais através da ferritina e da hemoglobina e também o impacto da cirurgia na perda de sangue durante o procedimento cirúrgico. Quando deficiente há o prolongamento da fase inflamatória. Cuidar com as doses suplementadas. Fontes: gergelim, fígado de boi (orgânico), ostra, castanha de caju, aveia, espinafre, feijão. 



● Cobre: anti-inflamatório, antioxidante – cofator de enzimas antioxidantes, antibacteriano. Fontes: castanha de caju, semente de girassol, castanha-do-Brasil, amendoim, amêndoa, chocolate meio amargo.  

● Selênio: é antioxidante, antiviral por aumentar as células imunológicas. Fontes: semente de girassol, ostras, farelo de trigo, castanha-do-Brasil, salmão.
 
Um dia antes da cirurgia a dieta deve ser branda, ou seja, predominar alimentos cozidos ao vapor, assados, grelhados. Evitar alimentos, fritos, embutidos, enlatados, empanados, açucarados. Conforme orientação médica deve-se obedecer ao jejum total (inclusive de água) pré-cirúrgico, que geralmente é em torno de 8 a 12h. 

Após o procedimento, quando o paciente se reestabelecer da anestesia e, estiver apto a realizar ingestão via oral, deve-se orientar a hidratação com o consumo de água de coco, isotônicos ou soro caseiro, afinal, foram horas de jejum e dependendo do tipo de cirurgia realizada há a perda de líquidos. 

Lembrando sempre que antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico estético o paciente deve buscar o profissional certo para realiza-la, escolher o momento certo para fazê-la (em um período que haja tempo e tranquilidade para recuperar-se do procedimento e obter ajuda no pós-operatório), conhecer os produtos (em casos de próteses, saber se é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA), ser sincero durante as consultas (com relação às condições de saúde, expectativas e estilo de vida), realizar os cuidados pré-cirúrgicos (exames laboratoriais e avaliação médica, ajuste dos medicamentos atuais ou inclusão de novos), seguir as orientações pré-cirúrgicas, obedecer as orientações de recuperação.  

É importante ressaltar que antes de ingerir suplementos nutricionais ou fazer qualquer alteração dietética, procure um profissional nutricionista capacitado para adequação de doses e quantidades à sua necessidade nutricional. Posts ou textos da internet não substituem consulta nutricional individualizada. 

Texto elaborado por: Mariane Caroline Meurer – Nutricionista CRN10-5317. Colaboradora na área de ensino e pesquisa do Instituto Ana Paula Pujol.  

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

THE INTERNATIONAL SOCIETY OF AESTHETIC PLASTIC SURGERY (ISAPS). International study on a esthetic/cosmetic surgery procedures performed in 2016. ISAPS, 2016.   

 PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011. 

PASCHOAL, V.; MARQUES, N. SANT’ANNA, V. Nutrição clínica funcional: suplementação vol. I e II. São Paulo: VP Editora, 2015. 

RIBEIRO, R. V. E.; SILVA, G. B.; AUGUSTO, F. V. Prevalência do transtorno dismórfico corporal em pacientes candidatos e/ou submetidos a procedimentos estéticos na especialidade da cirurgia plástica: uma revisão sistemática com meta-análise. Rev. Bras. Cir. Plást. 2017;32(3):428-434.

Nenhum comentário: